Venha conhecer nossa clínica em Brotas

Temos como objetivo assegurar ou facilitar aos trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas no seu ambiente social e principalmente no trabalho.

A clínica Humana trabalha para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores. Se você é um empresário e está em busca de uma parceria, entre em contato e saiba mais sobre o que podemos oferecer à sua empresa e seus colaboradores.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

O post Medicina e Segurança do Trabalho apareceu primeiro em Humana.

]]> https://www.humanase.com.br/medicina-do-trabalho/feed/ 0 CIPA https://www.humanase.com.br/cipa/ https://www.humanase.com.br/cipa/#respond Mon, 21 Nov 2016 16:06:19 +0000 https://www.humanase.com.br/wp/?p=296 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com a Humana em Brotas

O post CIPA apareceu primeiro em Humana.

]]>
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes exerce um importante papel nas empresas no âmbito da segurança e saúde do trabalho. Essa comissão busca tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável. E o resultado é maior produtividade, com diminuição dos custos, motivação dos funcionários e principalmente redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

CIPA com a Clínica Humana

 

CIPAA CIPA corresponde à norma regulamentadora n° 05 do Ministério do Trabalho e Emprego aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011.

A norma diz: a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

No entanto, a efetivação desse objetivo dependerá essencialmente do comprometimento e participação dos empregados e do empregador. A implantação da CIPA é de fundamental importância para o êxito das empresas, e para isso a Humana está preparada para ser a parceira de sua empresa.

 

O que compete à empresa?

Antes de entrarmos no mérito do que compete aos trabalhadores, devemos ressaltas que cabe à CIPA o papel de investigar os acidentes, promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança. Nesse cenário aparece também a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

 

Aos trabalhadores das empresas competem indicar à CIPA as situações de risco. A fim de chegarmos a um melhor resultado, os colaboradores devem apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes. Sempre obedecendo às normas, utilizando os equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva. Nesse caso cabe à empresa fornecer esses equipamentos, bem como, os exames médicos previstos em Normas Regulamentadoras.

Conheça um pouco dos programas e serviços que a Humana oferece para a sua empresa, como a CIPA. Oferecermos tudo acerca da segurança e medicina no trabalho em palestras e treinamentos diferenciados junto aos colaboradores da sua empresa.

O post CIPA apareceu primeiro em Humana.

]]>
https://www.humanase.com.br/cipa/feed/ 0
EPI – Equipamento de Proteção Individual https://www.humanase.com.br/epi/ https://www.humanase.com.br/epi/#respond Mon, 21 Nov 2016 16:05:24 +0000 https://www.humanase.com.br/wp/?p=315 Saiba da importância do uso dos EPI's para os colaboradores de sua empresa

O post EPI – Equipamento de Proteção Individual apareceu primeiro em Humana.

]]>
EPI, ou os famosos EPI’s, são os equipamentos de proteção individual. Todos os trabalhadores que exercem atividades profissionais que oferecem algum tipo de risco físico para o trabalhador devem utilizá-los. Os tipos de EPI’s utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger.

Os equipamentos incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.

A importância do uso do EPI

EPIA Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é bem clara em sua definição: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Cabe então às empresas a responsabilidade pela proteção e integridade do trabalhador. O intuito é também de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho, promovendo a saúde, bem estar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador. O intuito é de evitar as consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o trabalhador não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

Em nossas palestras e treinamentos, que objetivam a educação e informação dos trabalhadores quanto à saúde e segurança no trabalho, abordamos o tema do uso do EPI. Para nós, é impresncindível que as empresas garantam esses equipamentos, sempre atualizados e em perfeito estado para utilização. Dessa forma, podemos garantir segurança e tranquilidade aos colaboradores no seu ambiente de trabalho.

O post EPI – Equipamento de Proteção Individual apareceu primeiro em Humana.

]]>
https://www.humanase.com.br/epi/feed/ 0
Riscos Ambientais – Saiba Mais https://www.humanase.com.br/riscos-ambientais/ https://www.humanase.com.br/riscos-ambientais/#respond Mon, 21 Nov 2016 16:04:30 +0000 https://www.humanase.com.br/wp/?p=313 Conheça os elementos que estão presentes no ambiente de trabalho e que podem provocar danos à saúde dos funcionários.

O post Riscos Ambientais – Saiba Mais apareceu primeiro em Humana.

]]>
Riscos AmbientaisOs riscos ambientais são elementos  ou situações presentes no ambiente de trabalho que de alguma forma podem atentar à segurança e integridade física dos trabalhadores.

Algumas profissões, como as de construção civil, são exemplo de um segmento que fazem parte de uma faixa de risco a essas situações. E aqui em Brotas, a Humana oferece o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – que visa identificar os riscos e apontar medidas preventivas.

Você conhece quais são esses Riscos Ambientais? Conheça-os abaixo

Riscos Físicos – São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som;

Riscos Químicos – São as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão;
Riscos Biológicos – São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros;

Riscos Biológicos – São riscos oferecidos por diversos tipos de micro-organismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão.

Riscos Acidentes – Arranjo físico inadequado, Máquinas e equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas ou defeituosas, Iluminação inadequada, Eletricidade, Probabilidade de incêndio ou explosão, Armazenamento inadequado, Animais peçonhentos, Outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes;

Riscos Ergonômicos – Esforço físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição de ritmos excessivos, Trabalho em turno e noturno, Jornadas de trabalho prolongadas, Monotonia e repetitividade, Outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

Conte com a Humana

A NR-09 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Para isso sua empresa pode contar com a Humana. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse programa.

O post Riscos Ambientais – Saiba Mais apareceu primeiro em Humana.

]]>
https://www.humanase.com.br/riscos-ambientais/feed/ 0